Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

5 de setembro de 2013

Quando o liberalismo traz liberdade


É quando vejo notícias como esta que me sinto feliz por, em termos de pensamento político-económico, me considerar um liberal.
Muitas pessoas confundem e associam pejorativamente o significado de liberalismo político e económico, muito por culpa de sermos uma sociedade pouco instruída em termos económicos, a que não são alheios, são aliás detractores, os meios de comunicação social.
Liberalismo, pode muitas vezes significar liberdade de escolha. Oportunidade de escolher entre várias coisas, ter a capacidade individual ou colectiva de decidir aquilo que se considera o mais apropriado, sem uma "mão invisível" que limite estas opções, ou que, no limite, imponha outras opções.
O facto de o governo ter aprovado em conselho de ministros o novo estatuto do ensino particular e cooperativo, é uma notícia muito interessante para o país, em geral, e para o ensino, em particular. Já o tinha referido, aqui. A evolução para o "Cheque Ensino" significará trespassar para a sociedade um grau de liberdade de escolha só ao alcance dos países política e socialmente mais desenvolvidos.
Nuno Crato percebeu-o e o país agradece.

Para quem estiver interessado no tema, por ler mais: aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.