Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

7 de fevereiro de 2013

Ernesto Sabato - O Túnel


Chegado ao fim do Túnel.
Uma obra de arte que é muito mais que um simples testemunho. É um livro que fala do homem e da sua maneira de pensar. Fala de amor, de obsessões, de frustrações, de procuras, de encontros.
Um pintor, aparentemente com algum renome, vivendo numa Buenos Aires dos anos 40 (isto não é indiferente à formação da sua personalidade), de trinta e tal anos (oito, acho) que tem uma relação peculiar com o mundo e com tudo o que rodeia, principalmente com tudo o que é estereotipado, com as pessoas e com a sua arte.
Por um acaso encontra numa exposição sua alguém, uma mulher, que se detém em frente a um dos seus quadros observando fixa e intrigantemente um pormenor da tela, não um casuístico, mas o pormenor. Aquele que o pintor considerava a alma e o dínamo do quadro. Aquele do qual não teria havido qualquer referência por parte de outros visitantes da exposição, muito menos de um crítico que fosse. Esta observação não passou obviamente despercebida ao pintor.
Bastou esse gesto para que ambos percebessem que finalmente teriam encontrado alguém que pensava da mesma forma. Algo que, mais eloquentemente o pintor é certo, procuravam.
A partir daqui uma sucessão de acontecimentos propicia e desenvolve um amor obsessivo que culmina com Juan Pablo a matar María.

Propositadamente saltei do início para o final da história (o autor também o faz logo a começar), não é minha intenção contá-la, muito menos tenho a pretensão de salientar pormenores deliciosos da construção das personagens principais, mormente o pintor. Isso é “trabalho” de quem quiser ler este livro “impressionante” (como Thomas Mann o descreveu) de um escritor a quem voltarei de certeza absoluta. Ernesto Sabato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.