Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

15 de fevereiro de 2013

Contos de Virgina Woolf ou Descrever o funcionamento do cérebro humano

Ler os "Contos de Virginia Woolf" é como entrar abruptamente num cérebro, neste caso de uma mulher.
Talvez por isso não encontro muita gente que goste de ler Virginia Woolf, e quando encontro são mais os homens que as mulheres. O que me faz alguma confusão. Porque a forma como ela descreve o pensamento humano é absolutamente fabuloso, assustadoramente real e incrivelmente meticuloso.
Podem dizer que não é fácil de ler - o que eu não concordo - mas isso é um argumento demasiado redutor e até preguiçoso para perder tamanha qualidade literária.
Impressiona perceber como é que alguém conseguiu prosaicamente atingir um grau de minúcia sobre algo tão banal, tão inconsciente. Todos temos pensamentos absurdos e constantes a toda a hora, todos imaginamos desenvolvimentos e especulamos mentalmente sobre os mais básicos acontecimentos do dia-a-dia, mas raros são os que têm a capacidade para escrever de forma tão clara sobre eles.
Acabado de ler Ernesto Sabato, outro mestre da descrição do pensamento.
Dois livros com a chancela da Relógio D'Água.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.