Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

31 de julho de 2012

30 de julho de 2012

Leituras

Depois de ler isto:


Ficou a vontade de ler isto:

Para Buenos Aires, sff


Ora aí está. Esquerdalha ao poder! (nunca pensei dizer isto, mas a oferta é tentadora...)
Para esta gente, tudo é um direito, até fazer férias fora de casa. Haja ou não dinheiro para isso.
Pois bem, para mim podem ser 2 bilhetes para Buenos Aires, sff.

27 de julho de 2012

XD - Queluz Jazz - Hoje

The Best Exotic Marigold Hotel

Bom filme. British humor. Imagens espectaculares da Índia. Um surpreendente Dev Patel. E uma história engraçada. Não é genial, mas é reconfortante.

26 de julho de 2012

FMM - Fim de semana 1

Regressado do primeiro fim de semana do Festival de Músicas do Mundo em Sines, aproveitado o que de bom tem Porto Covo (aqueles donuts da padaria), volta a normalidade a esta Taberna.
Foram vários os concertos que vi, mas há 4 que destaco por terem estado num patamar superior em relação aos restantes.
Na primeira noite, quinta-feira, Otis Taylor esteve muito, muito bem. Com um blues que tinha tanto de clássico como de contagiante. Empolgou a plateia e provou que não é preciso grandes malabarismos para conquistar o público, a sinceridade chega.
Na terceira noite, sábado, o melhor dia deste festival a que assisti. A abertura fez-se pelos nossos Dead Combo, que mal chegaram ao palco mostraram ao que vinham e como vinham. Com uma energia electrizante, rapidamente estabeleceram com o público um pacto de ligação que duraria todo o concerto. Ao fim dos primeiros temas juntou-se-lhes um (espalhafatoso em demasia) Alexandre Frazão na bateria, embora a sua inegável qualidade tenha acrescentado uma diversidade rítmica interessante ao duo original. Mais uns temas volvidos e chega Marc Ribot. Tocou vários temas, não só os que gravou no último álbum dos Dead Combo, e transportou a já excelente música da banda portuguesa para um patamar muito superior. Talvez o melhor concerto do festival que vi. Sem o Ribot não o teria sido.
Seguiu-se um pargo grelhado, para seguidamente ver mais dois grandes concerto. Primeiro Béla Fleck com a cantora malaia Oumou Sangaré. Uma fusão de rara beleza com grooves brutais de bateria e baixo a fazer lembrar os Flecktones e com um Will Calhoun (baterista) fantástico. Um grande concerto que fechou da melhor maneira a digressão desta banda.
Logo de seguida, Marc Ribot volta ao palco com o projecto Los Cubanos Postizos trazendo para a realidade do castelo de Sines toda a energia dos ritmos cubanos. Um concerto que durou duas horas e do qual se teve a sensação que, se o deixassem, Marc Ribot continuaria a tocar pela noite fora. Com alguns momentos mais melancólicos e pese embora a transversalidade rítmica, a qualidade musical esteve num nível muito elevado. Ribot é um monstro musical e poder assistir a uma performance de Horacio "El Negro" Hernandez também foi, para mim, motivo de muito interesse.
Após estes primeiros dias de concerto, veio o domingo de calma e com ele a melhor refeição das férias. Onde? Na Marisqueira das Azenhas do Mar. É tudo excelente, então os camarões ao alho e a massa de tamboril... Sem palavras.

18 de julho de 2012

Fiquemos serenamente a aguardar os comentários...

...a mais uma excelente medida apresentada pelo Governo.
Uma medida que visa exactamente combater a economia paralela, pelo lado do incentivo e não pelo lado do imposto. Com o objectivo de conferir mais transparência à economia e consequentemente fazer com que o Estado não perca receitas de IVA.
Claro que os tipos da Ahresp devem vir chorar não tarda, mas como dizia o outro, e isto também se pode aplicar ao bispo e ao filho da puta do Soares: "Que la sigan chupando!".

Uma dúvida e uma certeza

Haverá contra-senso político maior que o "pai da democracia" demonstrar-se constantemente anti-democrático?

Não tem a ver com senilidade, tem sim a ver com maldade, ganância, podridão ideológica e filha da putice descarada.

Jack White em Portugal

Ao que parece, foi anunciado ontem, Jack White vem a Portugal, mais concretamente ao Coliseu de Lisboa, dia 31 de Agosto tocar o último álbum - Blunderbuss - que é fantástico.
Jack White é sem dúvida um dos verdadeiros Músicos (sim, daqueles com M grande) que andam por aí.
Os bilhetes são postos à venda na próxima sexta-feira e não devem durar muito. Vou esperar para ver os preços. Mas a vontade, essa, já está cá.

Parolices episcopais



Por isso é que ele andou a defender os ministros do Sócrates.

"Ele não é meu superior."

Pois, deve ser deus. Mas eu sempre ouvi dizer que com Deus fala-se em silêncio.

"[...]não é meu ministro."

Mais uma revelação do sentido democrático da esquerda portuguesa.

Sejam eles bispos, economistas, advogados, engenheiros, enfermeiros ou o que quer que seja que à partida até exija alguma inteligência, desde que sejam de esquerda ficam toldados no raciocínio sempre que têm que perceber conceitos como democracia, respeito ou estabilidade.

Oh Januário, vai mas é fazer alguma coisa de útil à sociedade, porque acender rastilhos de conflitos não me parece que seja a acção correcta de um homem que se diz de deus, mas que não passa de um vendido político representante de uma ala anti-democrática e totalmente incumpridora das suas responsabilidades sociais.

17 de julho de 2012

Bom senso

Escreveu em 20 de Abril de 2011 sobre os portugueses: “Podemos enumerar: a natureza calaceira dos portugueses; o seu feitio de incumpridores relapsos; a sua irresponsabilidade nas exigências desenfreadas; (...) uma certa propensão para a estupidez e a crendice fácil que explica algumas vitórias eleitorais socialistas; a desagregação e desprestígio de todos os sistemas de autoridade democrática”. Ainda pensa desta maneira?
Não tenho nada a alterar. Quando se deixam ir atrás de engodos e facilitismos, os portugueses costumam ser mesmo assim.
Acha que foram assim nas últimas eleições legislativas? Ou que se redimiram?
Acho que nas últimas eleições tiveram um lampejo de bom senso. Não sei se o manterão nas próximas.

Mais coisas subtis

Li que um velhote chamado Januário, que andou calado nos últimos 6 anos (e nos outros 8 antes) sabe-se lá porquê, iniciou uma verborreia inexplicável. Deve ser complicado lidar com este problema. Tenho até pena do senhor. Mas estranho que uma pessoa que se devia preocupar em fazer qualquer coisa de útil à sociedade prefira a opção de se imiscuir em assuntos políticos.

Subtileza nacional

Há algo em Portugal que muito me espanta. A suposta ideia de subtileza que os meandros do poder e dos media querem fazer transparecer.
Este caso do Relvas é enigmático.
Há um grupo de media que quer evitar determinadas medidas do governo, há um outro grupo de media de orientação eminentemente socialista cujo único interesse é fazer favores aos seus (contra balançando a força do grupo económico que os sustenta), há dois partidos que não percebem que só uma pequeníssima parte da população lhes dá o voto e há, por fim, um conjunto alargado de interessados que querem manter os seus poderes locais.
Esta gentinha julga-se muito subtil, então julga que as pessoas não percebem que há duas razões para todo este caso:
- Privatização da RTP; e
- Reforma Autárquica.
Há uma terceira, que é o aproveitamento político da nossa triste esquerda, mas isso já não é novidade, acontece a todo o momento. Sempre com pompa e circunstância, é verdade.
É tudo de uma subtileza tão requintada que de tanto esforço nela aplicada se tornará estéril com o tempo. Apesar de não se prever que tenha fim até que:
- Se privatize a RPT; e
- A lei da Reforma Autárquica seja implementada.
Depois disso os parolos das manifestações têm que começar a pensar noutro local para beber vinho e comer latas de atum pagas por um qualquer Jerónimo ou Louçã.

16 de julho de 2012

Radiohead - O concerto

Que grande concerto!!
(não me ocorre mais nada, mas se ocorrer venho cá escrever)

Actualização 16h:

Ver Radiohead ao vivo é como pegar num cd com os temas do alinhamento do concerto e ouvi-lo no melhor sistema de som possível.
É incrível como a reprodução dos temas é tão aproximada das gravações.
Não falha nada, a definição de som é perfeita (ouve-se mesmo tudo!), a energia é a mesma e visualmente está tudo muito bem conseguido.
Podem dizer que o Thom Yorke não cria grande relação ou que não existe muito interacção com o público (como ouvi muita gente a dizer após o concerto). Perdoem-me a franqueza mas isso é uma conversa de merda. Querem melhor ligação com o público do que tocarem todos os temas com a concentração no máximo e com um nível de perfeição anormal (por tão elevada)?
Fazer o que os Radiohead fizeram ontem é ter o máximo respeito pelo público, é fazer todos os possíveis para que o público ouça e veja o melhor que eles podem dar.
Haverá maior ligação do que darmos o melhor de nós ao outro?
O que é isso da ligação com o público? É falar do estado socioeconómico do país como o guitarrista dos James no Rock in Rio? Ou é mandar-se para a plateia como vi ontem o vocalista/baterista (que canta tão mal, graças a deus!) dos Paus a fazer? Give me a break!
Este concerto dos Radiohead entrou directo para o top 3 dos melhores concertos que vi ao vivo!

13 de julho de 2012

Radiohead

Domingo no Optimus Alive. I'll be there!

Equilíbrio emocional

"Horas felizes são mais fáceis de recordar que as de amargura, a arte está em não tornar demasiado solenes as primeiras, nem julgar que as outras prenunciam o Inferno."

De Rentes de Carvalho, no Tempo Contado

12 de julho de 2012

Coisas boas da greve dos médicos

É infinitamente preferível ouvir o líder do sindicato dos médicos falar do ter que levar com Arménio Carlos.

ALA

"De longe em longe cabe-nos a sorte de topar com uma pessoa assim, que gosta de nós não apesar dos nossos defeitos mas com eles, num amor simultaneamente desapiedado e fraternal, pureza de cristal rocha, aurora de maio, vermelho de Velázquez."

in Memória de Elefante

11 de julho de 2012

Directo da AR (3)

Tó-zé continua a discorrer nos mais diversos temas. Acaba de referir que o PS se vai opor às privatizações da RTP e das Águas de Portugal. O que é perfeitamente normal vindo do partido que teve que chamar a Troika, do partido que negociou o pacote de ajuda e no qual se comprometeu a privatizar a RTP.

Directo da AR (2)

Tó-zé diz que há menos adultos a serem formados em Portugal. Com certeza que estava a referir-se ao fim do programa Novas Oportunidades.
Voltou a fulanizar e disse que uma tal de Ana de Vila Real arranjou um emprego depois de um estágio das Novas Oportunidades. Ainda bem. Podia ter referido também as dezenas de milhares que ficaram exactamente na mesma depois de terem tirado a sua formação neste programa socratino.

Directo da AR

Acabo de ouvir o Tó-zé a falar de um João de 24 anos que lhe mandou um mail a dizer que não tem emprego. Logo a seguir fala da Maria de 51 anos de Braga que também não tem emprego. A fulanização é absolutamente ridícula. Mas já agora deixo um conselho ao Tó-zé, já que está tão preocupado com estas duas pessoas em especial, empregue-as no PS.

Sobre a greve dos médicos

Amanhã na zona do Ministério da Saúde espera-se:
- provavelmente a maior concentração de Mercedes estacionados no parque do Arco do Cego que Portugal já viu;
- que a Armani Portugal aproveite para fazer várias fotografias deste momento para a sua página do Facebook, julgando que o evento foi organizado pela empresa mãe e que pretendia juntar o maior número possível de clientes da marca;
- uma nuvem de fumo a pairar sobre esta zona de Lisboa, tal será a quantidade de charutos cubanos que se vão fumar;
- que o bingo do Belenenses venha a ter um dos seus melhores dias de negócio dos últimos anos;
- que os pedintes e carteiristas de Lisboa se desloquem para esta zona (não sei se vou conseguir ir almoçar descansado).

Outra coisa que provavelmente acontecerá hoje e amanhã é o número de consultas médicas em clínicas privadas ser muito superior ao habitual. Tão preocupados que estão os médicos com a sociedade eles próprios.

Adenda 1:
Afinal já aqui andam hoje. Consegui ir alomoçar de forma tranquila. O resto deve confirmar-se.

Adenda 2:
São 16:43 e a manifestação já acabou. Está certo, não querem apanhar a hora de maior trânsito na A5 a caminho de Cascais.

Local news

Ao que parece, com uma distância superior a um ano, já se iniciou a campanha eleitoral para o Município de Alcanena (se é que no poder local existe algum período de não campanha eleitoral).
Para já foi anunciada a primeira medida da campanha. Desajustada no tempo, visivelmente desarticulada com quem de interesse, estéril na fundamentação para aproveitamento mas que também poderá ser visto como um factor estimulante e criativo ou até como um saco de rebuçados atirado a alguns grupos dos quais se julga poderem ser decisivos para o desfecho eleitoral. Em suma, um investimento típico de uma autarquia. Feito sem princípios de orientação, feito sem a mínima preocupação com o factor rentabilidade (não só económica) e feito com a despreocupação típica de quem não tem a mínima visão estratégica e por quem acha que um investimento deverá ser feito apenas com dinheiro ou bens materiais. Provavelmente o aconselhamento terá partido de alguém com funções a part-time no dito município. Não estarão isentos de culpas aqueles que, ao longo dos anos, se têm contentado em apanhar alguns rebuçados, mesmo que já ressequidos e a pegar ao papel, depois de terem estado a derreter no bolso de quem os mandou.

p.s. Esta série - Local news - estava pensada para começar lá para o verão do próximo ano, mas por imperativo eleitoralista teve que começar com um ano de antecedência.

10 de julho de 2012

Preços baixos vencem ideologia

Ontem Jerónimo de Sousa foi visto, acompanhado da sua filha, no Continente do Vasco da Gama a comprar um bicicleta por € 79. Vejam bem, este profeta do anti-capitalismo, que ainda no domingo queria nacionalizar a banca, foi ao Continente comprar uma bicicleta.
Podia ter ido a uma qualquer loja ou oficina de bicicletas em Moscavide para ajudar o comércio tradicional, mas não, foi ao Continente. Aquele lugar onde compram tudo a estrangeiros, onde passam a vida a estrangular os empresários portugueses, aquele lugar que é detido, imaginem só, pelo "grande capital".
Porquê? Porque é mais barato. A hipocrisia e a demagogia no seu estado mais puro, o do pensamento pessoal.
Vá lá que pagou em notas. E não tinha Cartão Continente. Não ia agora constar dessa base de dados do "grande capital".

Ajustamentos

Vendas para os países fora da União Europeia dispararam mais de 30% em Maio, permitindo que o aumento das exportações voltasse a crescer a bom ritmo. O volume das exportações no mês de Maio foi o segundo mais elevado de sempre.
 
O efeito combinado do aumento das exportações e queda das importações levou assim a que mais de 80% das compras de bens efectuadas por Portugal estejam já cobertas pelas vendas efectuadas ao exterior. >>Daqui

Pinoquices

Então parece que o Pinóquio agora deixou de ter o nariz grande.
E passou a ser contabilista.
O Gepeto deve estar orgulhoso.

9 de julho de 2012

Portugalidades

Realmente Portugal está cheio de produtos fantásticos.
Este sábado estive em Monção na Feira do Alvarinho.
Uma feira muito bem organizada, com dezenas de produtores de Alvarinho, produtores de enchidos, queijos, pão e outros produtos regionais.
À chegada, o aviso foi: "Cuidado que o Alvarinho trepa!".
Não quisemos deixar de o comprovar. E de facto, trepa. E bem.
Ao jantar, serviram-nos aquelas que foram para mim as melhores pataniscas de bacalhau que já comi.

No domingo, Setúbal.
Choco frito ao almoço e mais uma vez a prova de que os nossos produtos são excelentes.
Terminámos a refeição com um Moscatel de Setúbal. Excelente, diga-se.
Para o final do dia ficaram reservados uma queijada de requeijão e um bom bocado (sim, tinha companhia). Que serviram para me embalar na única noite em que consegui descansar no fim de semana.

6 de julho de 2012

Relvinhas

Transcrevo na íntegra um excelente escrito do João Miguel Tavares:

Exmo. Reitor. Foi com grande satisfação que soube que a Universidade Lusófona conferiu uma licenciatura em Ciência Política ao Dr. Miguel Relvas em apenas 14 meses, reconhecendo dessa forma a sua elevada estatura intelectual. Sempre sonhei com o alargamento das Novas Oportunidades ao Ensino Superior e fiquei muito feliz por terem dado o devido valor à cadeira de Direito que o senhor ministro fez há 27 anos com nota 10. Depois, naturalmente, o processo foi "encurtado por equivalências reconhecidas" (palavras do Dr. Relvas), após análise do seu magnífico currículo profissional.
É dentro desse mesmo espírito que vinha agora solicitar igual tratamento para a minha pessoa. Embora seja licenciado pela Universidade Nova com uns simpáticos 17 valores, a verdade é que o curso levou--me quatro anos a concluir e o Jornalismo anda pela hora da morte. Nesse sentido, e após análise da oferta disponível no site da universidade, venho por este meio requerer a atribuição do grau de licenciado em: Animação Digital (tenho visto muitos desenhos animados com os meus filhos), Ciência das Religiões (às vezes vou à missa), Ciências Aeronáuticas (já viajei muito de avião), Ciências da Nutrição (como imensa fruta), Direito (fui duas vezes processado), Economia (sustento uma família numerosa), Fotografia (tiro sempre nas férias) e Turismo (visitei 15 países). Já agora, se a Universidade Lusófona vier a ministrar Medicina, não se esqueça de mim. A minha mulher é médica, e tendo em conta que eu durmo com ela há mais de dez anos, estou certo de que em seis meses posso perfeitamente ser doutor.
Respeitosamente,
João Miguel Tavares

Até quando Portugal?

Gostava de ver os funcionários públicos e os partidos de esquerda sozinhos neste país para ver como se safavam.
Começa a ser insustentável para quem trabalha no privado querer fazer vida em Portugal.
Não tenho nada contra os funcionários públicos, simplesmente o estado tem funcionários a mais e para que a sua exploração se torne positiva, e consequentemente o défice possa ser reduzido, terá forçosamente que reduzir a despesa com eles. Se não se podem cortar subsídios nem fazer despedimentos, então não há nada a fazer neste país. Mais tarde ou mais cedo as restantes pessoas e empresas vão acabar por não ser suficientes para aguentar o barco. (obrigadinho oh Guterres)
Portanto, ou o Governo arranja um buraco qualquer na lei para despedir entre 70 a 100 mil funcionários públicos ou nada mais nos resta, a nós que trabalhamos no privado, senão pensar em emigrar. E se é para isso, quanto mais cedo melhor.
E não, não digo isto por o nosso primeiro ministro ter dito, e bem, que os portugueses com qualificações que não encontrem empregos em Portugal deviam procurar emprego no estrangeiro. Porque isso é tão óbvio que não merece sequer discussão, muito menos o drama oportunista que quiseram associar a esta declaração.
A verdade é que a maior fatia da despesa pública (cerca de 60%) refere-se a gastos com pessoal. Acreditar que é possível fazer um ajustamento orçamental sem mexer estruturalmente naquela que é a componente que representa a maior parte dos gastos é o mesmo que acreditar que foi um Deus qualquer que criou o mundo. É para crentes realisticamente ignorantes ou para charlatões profissionais. Curiosamente duas classes bem representadas na esquerda portuguesa.

Adenda:
Não esquecer isto: o retirar dos subsídios aos trabalhadores do privado não representa uma poupança para o estado, nem para as empresas privadas, representa, isso sim, um imposto e um aumento de receita (forçada) para o estado. Portanto, em nada contribuirá estruralmente e a longo prazo para o equilíbrio das finanças portuguesas.

Como se fossem criancinhas

Era bom que alguém tentasse explicar aquela gentinha do Tribunal Constitucional algumas coisas:

1) graças a um conjunto ridículo de direitos adquiridos (por acaso constitucionalmente aceites, vá-se lá saber porquê), os trabalhadores do estado não podem ser despedidos;

2) normalmente a maioria dos custos de uma empresa estão relacionados com matéria-prima, o que no caso dos serviços quer dizer: pessoas;

3) quando numa óptica de gestão, uma empresa, deixa de ser rentável, há que reduzir custos ou adoptar novas estratégias de mercado;

4) os trabalhadores do estado não podem ser despedidos.

Não me parece muito difícil de perceber.

O Banif, está com um défice de exploração, precisa de reduzir custos, já o fez noutras áreas, não chegou, tem que despedir pessoas, por isso chamou 300 colaboradores para os despedir. Isto não é inconstitucional porquê? Porque são privados? Então estas 300 pessoas também vão ter que fazer um esforço adicional na sua vida por causa de uma situação que a sua empresa terá que ultrapassar.

Ora se o estado não pode despedir pessoas, tem que encontrar uma forma de reduzir os gastos com pessoal. Qual é? Reduzir os subsídios, claro! É bem melhor do que serem despedidos como acontece no mundo real, o mundo dos privados.

Pergunta: Preferiam ter emprego assegurado para o resto da vida, com salários interessantes e regalias várias, mesmo perdendo 2 ou 3 anos de subsídios. Ou preferiam estar no privado sujeitos a serem despedidos de um momento para o outro, sujeitos a terem salários em atraso e sujeitos muitas vezes a que factores exógenos às empresas (o próprio estado poderá ser um deles) ditem o seu fim?

Resta realçar o facto de que os juízes do Tribunal Constitucional decidiram em causa própria.

A porcaria da nossa constituição (obrigado oh Soares, por mais uma que nos fizeste) mais não é que um artefacto que alimenta o atraso de um país. Nenhum país deveria poder ter o seu caminho e desenvolvimento condicionados por um documento qualquer escrito há dezenas de anos sob o qual não existe a possibilidade de actualização atempada conforme necessidades reais e actuais.

Dúvida de ocasião

Não há possibilidade de ser declarada a inconstitucionalidade do tribunal constitucional?

5 de julho de 2012

Grande Cherba

Bela prosa esta do Cherbakov, no Cacifo do Paulinho, para mim o melhor blog sobre o Sporting. Que passo a transcrever na íntegra. (negritos meus)

"O que é que Nuno Farinha, do Record, e Luís Sobral, do Mais Futebol, têm em comum? Simples, estão preocupados com a chegada de Sunil Chhetri à equipa B do Sporting. Não tanto pelas possíveis qualidades do rapaz, antes pela perspectiva de poder estar a retirar-se lugar a um jovem jogador português.

Perante isto, e por mais que tente ler o que estes senhores escrevem à laia de um folheto comercial que me acompanha nas idas ao wc, não posso deixar de sublinhar a hipocrisia que envolve tais comentários. Eu acho uma piada do caralho (assim mesmo, sem tirar nem pôr), que alguém se mostre preocupado com a possibilidade do Sporting estar a limitar as oportunidades de um jovem jogador português. O Sporting, esse clube que serve de motor às selecções nacionais (no recente Euro foi o que se viu e, agora, nos sub-19, só não colocam lá a equipa que foi campeã de juniores por vergonha). O Sporting, esse clube que foi escolhido para ser o representante nacional na Next Gen. O Sporting, esse clube que deu ao mundo nomes como Futre, Figo e Ronaldo. O Sporting, esse clube que é apontado, um pouco por todo o mundo, muitas vezes como objecto de estudo, como um exemplo a seguir no que toca a formar jogadores. O Sporting, o clube português que há anos luta por transformar a sua formação na base do seu sucesso profissional.

Sim, a culpa o decréscimo de qualidade dos nossos jogadores e da diminuição de opções para diversas posições, é do Sporting. E do Sunil. Não dos outros chamados grandes, que são representados na selecção por jogadores chamados por favor (Eduardo, Miguel Lopes, Nelson Oliveira). Não de um repetido campeão nacional, que adora espalhar os jogadores que vai formando por clubes onde acha que podem dar jeito. Não de um tal clube, que se anuncia como a maior bandeira do futebol nacional, e que se apresenta nuns quartos-de-final da Champions, a jogar em casa, sem um único português, frente a um Chelsea com dois jogadores nacionais a titulares.

Ai Sporting, Sporting, que só serves para cortar as penas aos jovens jogadores portugueses…"

Entre touros e burros

Parece que ontem na AR se estiveram a discutir 2 projectos de lei, um apresentado pelo BE e outro apresentado pelo conjunto BE e os Verdes.
Se o apresentado em conjunto é mais generalista e aponta para a proibição do apoio institucional a espectáculos que inflijam sofrimento ou provoquem a morte a animais, o segundo pretendia proibir a exibição de espectáculos tauromáquicos na televisão pública.
Este segundo é que tem piada.
Um dos argumentos do BE reportava à existência de muitos portugueses que não queriam ver estes espectáculos e que portanto não deviam contribuir com os seus impostos para que acontecessem.
Mais uma demonstração notável de democracia desta gentinha. Então para eles a democracia funciona assim: "Eu só pago por o que uso e que gosto, o resto não pago e estou-me marimbando".
De facto esta esquerdalha ridícula, que parou de pensar nos idos tempos em que Estaline ainda assassinava pessoas às centenas de milhares, não tem um pingo de coerência ou sequer de inteligência.
Primeiro acham que por haver uma parte da população que não gosta de touradas - sem saber se é a maior parte ou não - estas deverão automaticamente estar proibidas de ser transmitidas na televisão pública. Esta premissa é por demais absurda. Porque assim sendo bastaria à outra parte da população que gosta de touradas na RTP referi-lo para que voltassem a ser transmitidas.
Segundo, são contra tudo o que é privatizações, mas ficam muito escandalizados com a aplicação dos impostos em certas coisas com as quais não concordam. Não percebem é que, após a privatização da RTP, todos os contribuintes deixarão de ter que sustentar esse papão, deixando também de se preocupar se a RPT aplica o seu dinheiro em tourdas ou na renovação do contrato da Catarina Furtado.
Mas o problema é que assim deixam de poder criticar e, pior, deixam (ou melhor deixariam, se algum dia chegassem ao poder) de poder ter a mania de controlarem tudo apenas pelas suas vontades, autoconsiderando-se os donos da verdade e do saber.
Mas ainda há dúvidas sobre a forma como esta gente pensa?

Para terminar deixo uma frase de uma deputada do CDS, que tem a sua piada:

"A última corrida de touros transmitida pela RTP teve mais espectadores do que votantes teve o Bloco de Esquerda nas últimas legislativas.".

Más águas

Sempre acreditei e continuo a acreditar que vamos cumprir o plano da troika e continuar a ser vistos como um país cumpridor, apesar de toda a quantidade de disparates socialistas que nos têm flagelado ao longo dos anos. Mas agora que o Constâncio também o diz, começo a desconfiar. É que todos sabemos que acertar previsões, falar verdade e ser isento não é o forte deste senhor. Um dos principais cúmplices, por isso também responsável, de todo o momento porque passamos.

Vai vir charters

Mas parece que é da Índia e não da China como sugeriu Futre.
Agora é que vai ser vender camisolas para a Índia. Assim já se percebe melhor a opção do laranja no equipamento alternativo.

4 de julho de 2012

Mais um problema resolvido pelo Álvaro, o tal ministro fraquinho, sem soluções e impreparado

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) anunciou que os pilotos da TAP decidiram esta manhã “desconvocar os dois períodos de greve previsto”, em resultado “de um entendimento alcançado entre os pilotos e a administração da TAP, através da importante mediação do governo”. O SPAC, em comunicado, avança ainda que foi acordada a criação de “um grupo de trabalho tripartido para a resolução dos problemas que motivaram a greve”.
Notícia do i

O Paulo Campos não passou por lá

Leio hoje no Negócios que uma concessionária da auto-estrada Madrid-Toledo, que é participada pelo BES e pela Mota Engil pediu insolvência.
Pois bem, a conclusão é óbvia. Não havia nenhum Paulo Campos no governo espanhol quando estas concessões foram negociadas. Caso houvesse, as compensações financeiras dariam para equilibrar as contas da concessão. Mesmo que para isso tivesse que ser o Estado (leia-se contribuintes) a pagá-las. É o que acontece nas nossas PPP e é por isso que nenhuma dessas concessões em Portugal pede insolvência.

3 de julho de 2012

Festival Almada 2012

A propósito, deixo esta entrevista que li no ano passado por esta altura, de que me recordo ainda perfeitamente, a Joaquim Benite, director da companhia de Teatro de Almada e do festival. É de facto um homem culto e da cultura.
É bom saber que há pessoas certas nos lugares certos. Algo que tantas vezes a realidade nos leva a desacreditar.

HR7

Mais uma brilhante tirada de Henrique Raposo.

"Milhares de desempregados acorreram aos balcões da Segurança Social com o objectivo de doarem parte do seu subsídio aos oprimidos Majores Alvega da TAP."

"Uma cadeia de supermercados conhecida pelo seu marketing de guerrilha lançou uma campanha de recolha de alimentos destinada a ajudar os mártires com 8000 mil euros de salários base."

Ao longo dos corredores dos supermercados desta marca, podemos ver cartazes a dizer coisas como "compre três quilos de Camarão Tigre, e ajude os pilotos da TAP [...]."

2 de julho de 2012

Maestros Germanos

Utilizando a terminoligia do Record, Maestros Germanos ganharam novamente o Euro 2012. Labregas abriu caminho para a vitória com a ajuda preciosa de Caselas no início da segunda parte.
Teve azar a Itália nas duas lesões, mas a Espanha mostrou que é a melhor selecção do Mundo. Com um conjunto de jogadores fabulosos e com uma interpretação de todos os momentos do jogo perfeita.
Para consolo nacional de alguns, dizer que perdemos com a campeã europeia. Afinal, o mesmo que Queiroz fez.