Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

29 de junho de 2012

Também podia ser o melhor de Portugal

Pedro Proença vai apitar a final do Euro 2012 depois de ter apitado a final da Liga do Campeões. O que será idêntico a dizer que é considerado um dos melhores árbitros europeus da actualidade, senão mesmo o melhor.
Só prova que, caso não pendesse para os condicionalismos existentes em Portugal, leia-se FC Porto, poderíamos ter a sorte de tê-lo a exibir toda essa qualidade nos relvados portugueses, assim só poderemos assistir a esse nível nos jogos internacionais.
Perdemos nós como adeptos e espectadores de futebol, perde ele como pessoa, mas em contrapartida há quem ganhe com isso.

A selecção parece o PCP

Mesmo perdendo, parece que ganha sempre.

La bella Itália

Ontem ao almoço éramos 7 ou 8. Quase todos queriam a Alemanha na final e quase todos acreditavam que a Alemanha era a única que podia ganhar a Espanha. Digo quase todos, porque eu afirmava que a Itália era a selecção que mais me tinha fascinado neste Euro. Só o prazer de ver Pirlo, a classe em estado puro, a jogar já dava para cumprir este epíteto, mas além disso há qualquer coisa de fascinante naquele meio campo, na capacidade de Prandelli ajustar tacticamente a equipa em vários jogos, na presença serena de Buffon na baliza. Para mim existiam duas selecções que podiam bater a Espanha, uma delas não conseguiu nos penalties a outra é a Itália que já empatou na fase de grupos e que agora pode vir a consegui-lo.
Portanto, domingo estarei a torcer pela Itália, tal como ontem já estive. Se não acontecer nada de anormal, Pirlo será eleito o melhor jogador do torneio. E bem o merece. Que falta fazem jogadores destes ao futebol.

28 de junho de 2012

O Labregas

Na edição de hoje (tenho foto mas não consigo colocar imagens por causa do browser deste computador) o Record escrevia isto:

"Bruno Alves entrou na história do assim que o penaste que apontou embateu com estrondo no ferro da baliza espanhola. O central, de 30 anos, não conseguiu bater Caselas e abriu o caminho da festa a Labregas e a mestros germanos. Ainda assim, Bruno Alves crê que não há que chorar sobre o leite derramado. O que está feito, feito está e".

Muito bom! O Labregas...

Por volta das 13h lá emitiu uma nota de desculpas.

Actualizado:



Um líder deve ser...líder

Jogámos bem, mas perdemos. Mais uma vez o nosso fado.
Primeira parte excelente tacticamente, conseguimos anular o meio campo da Espanha. Defensivamente perfeitos, liderados por um imperial Pepe, um incontornável Bruno Alves, um Pereira certinho e um Coentrão ligado à corrente (para mim foi o melhor em campo). Pressão alta no meio campo para anular o jogo da rabia que a Espanha tanto gosta de fazer e que eu pessoalmente não tenho paciência para ver nem sequer aprecio. Veloso, Moutinho e Meireles fizeram um jogo tacticamente muito bom, com Moutinho a demonstrar algum fulgor para chegar lá à frente, mas quando teve que fazer o último passe (naquele com o Nani é flagrante) esteve mal. Mais uma vez se notou a falta de um médio com capacidade de passe e com classe, porque nem só de operários vive uma equipa. O único dos seleccionados que o podia fazer era Viana, mas não vale a pena falar sobre isso. No futuro a esperança recai em André Martins para esse papel. Na frente, Nani foi uma desilusão no jogo de ontem, apesar de ter defendido bem, não desequilibrou e não assumiu o jogo. Almeida lutou muito e foi um dos que mais contribuiu para a incapacidade da Espanha em pegar no jogo, porque são os centrais que iniciam o processo de posse de bola e não o conseguiram fazer, mérito lhe seja dado. Ronaldo jogou que se fartou, assumiu o jogo, mas falhou na altura do remate, quer tenha sido de livres ou de bola corrida. Aquele lance aos 90' foi sintomático do desacerto no momento de rematar à baliza. É ele quem deve sentir mais a falta de um 10.
Bento, armou bem a equipa, conseguiu incutir agressividade na pressão e a jogar sem bola fomos quase perfeitos nos 90'. Mas quando se pedia aquele pormenor, aquela substituição, foi o normal. Péssimo. As substituições foram todas sem lógica, em alturas erradas, e só pioraram a equipa. Oliveira (Pepa) não tem, actualmente, a mínima condição para jogar um jogo sequer do europeu, muito menos uma meia-final. E se queria ter um gajo a fechar o flanco esquerdo, metesse um extremo que pelo menos podia sair em transição. Custódio e Varela entraram, mas nem tiveram tempo para fazer nada. Pedia-se um Quaresma a substituir o Almeida, um Viana a substituir o Meireles e o Custódio mais cedo no lugar do Veloso. Não percebi o timing das substituições, mas também não foi nada que me espantasse. O prolongamento foi todo da Espanha e valeu Rui Patrício com 2 grandes defesas. Mas o melhor de Bento estava guardado para o final. Então Ronaldo o líder da equipa, o melhor jogado português de sempre, o melhor jogador do mundo, o marcador de penaltis do campeão espanhol, um dos melhores goleadores do mundo, fica para o 5º penalti? Foda-se ó Bento vai cagar. Qual era a ideia? Se calhar o Patrício é que não percebeu, em vez de ter defendido o primeiro devia ter defendido era o quinto da Espanha para depois o Ronaldo salvar Portugal. O Moutinho no Sporting deixou de bater penaltis na era Paulo Bento e vai ele marcar o primeiro? O Bruno Alves num momento claro de ansiedade e desconcentração avança para bater o terceiro penalti quando deveria só avançar para o quarto e não o trocam no momento? (a lista não é desculpa, que isso é contornável) Estava na cara a desconcentração. Nada disto, no entanto, belisca a carreira que Portugal fez neste europeu, embora, eu pessoalmente não entre na euforia de que somos os melhores. Temos bons jogadores, fizemos bons jogos (Holanda e Checa), tivemos azar (Alemanha) e sorte (Dinamarca), mas nos pormenores somos piores que os melhores e falta-nos um 10 e ponta de lança para podermos almejar ganhar um título internacional.
Agora vamos começar a pensar no Mundial do Brasil.
Agora é que Paulo Bento deveria estar a renovar o seu contrato com a FPF, por ter alcançado os objectivos e por termos tido uma boa prestação no Euro 2012.

27 de junho de 2012

Ribot

Num sítio ou noutro, não me deve escapar este ano.

25 de junho de 2012

Gañar

Este prognóstico era já para quarta-feira.

21 de junho de 2012

Selecção Sporting

How is it that Bento has got this Portuguese team playing such cohesive, diligent football? The answer lies in a place called Alcochete, outside Lisbon. It is the site of Sporting Lisbon’s academy and the birthplace of this Portugal team’s football philosophy. Just as Spain have drawn on Barcelona and Germany on Bayern Munich, the Portuguese have looked to Sporting’s remarkable talent school.

Publicado no The Telegraph. Chegou-me ao conhecimento pelo, sempre atento sportinguista, João Távora.

Prognóstico

Ganhamos 3-1 com golos de Nani, Ronaldo e Bruno Alves.

Margens

Dizem as notícias que o petróleo em Londres atingiu um valor inferior a 92 dólares pela primeira vez desde 2010 e que em NY está em 80,11 dólares.
Aparentemente esta seria uma excelente notícia para o consumidor final, já que significará a redução do preço dos combustíveis. Mas não, não passa de uma notícia, digamos, boazinha. Para as petrolíferas sim é uma notícia excelente. Não só porque podem comprar a preços mais baixos, mas porque a margem de negociação nestes períodos de baixa do preço nos mercado é muito maior. Por uma simples razão, a margem com que vendem os combustíveis ao consumidor final é várias vezes superior à margem negocial em períodos em que o petróleo está em alta. Isto deve-se a uma estratégia muito simples. É um facto que quando há baixas no mercado do petróleo, os combustíveis acabam por reflectir essa mesma baixa, mas numa proporção muito inferior à que se verifica no mercado petrolífero. Portanto, os períodos de baixa dos combustíveis representam para as empresas que transformam petróleo e vendem combustíveis, a melhor fase da sua conta de exploração.
Em 2008 quando o petróleo atingiu 150 dólares por barril, lembro-me que foi quase uma loucura o gasóleo ter chegar aos € 1,4. Agora o barril está a 92 dólares e o gasóleo mantém-se próximo dos € 1,4. Tudo bem que a taxa de câmbio euro/dólar piorou para quem compra em euros, mas a diferença não está só aí.

20 de junho de 2012

Limpezas

Terminou mais uma das ridículas medidas e ideias de Manuel Pinho. Voltámos a ter o Algarve e deixámos de ter a parvoíce do Allgarve.
Aos pouco vão-se tentando (e conseguindo) limpar muitos dos disparates socialistas dos últimos anos (e então se foram poucos!), mas infelizmente para nós portugueses há disparates que vão levar muitos, muitos anos a serem limpos e mesmo depois de limpos vão deixar uma marca que para sempre vigorará.
Cabe-nos a nós, portugueses, evitar que tão distinta gente volte a ter possibilidades de marcar este país mais vezes.

Ambiente e economia

"O ambiente não é inimigo da economia", quem o diz é Assunção Cristas. Quem o poderá facilmente comprovar é José Sócrates, para quem o ambiente e as questões ambientais foram os melhores amigos da economia, pelo menos da economia pessoal dele.

19 de junho de 2012

Sim, há boas notícias

100 deles até ao final do ano.
Além disso são 17 os milhões que vão ser investidos.
Sim, é uma empresa alemã; sim, escolheu investir em Portugal; sim, há empresas que investem em Portugal; sim, Portugal é visto como um caso de sucesso mundial na implementação de reformas estruturais como parte integrante de um plano de resgate; sim, é este governo que está a implementá-las.
E sim, muito boa gente prefere ignorar esta realidade.

Ouvido ao almoço (1)

[estão duas senhoras na conversa a propósito de uma consulta oftalmológica, onde uma delas tinha passado uma parte da manhã]

- Já viste isto, agora aos 50 anos é que vou ter que me habituar a usar óculos, por causa da miopia.
- Vais ver que te habituas num instante. Olha, a minha filha, por exemplo, tem três miopias em cada olho.

18 de junho de 2012

A esquerda democrática é assim

Pedro Correia, no Delito, faz um excelente apanhado  de algumas reacções típicas da esquerda caviar portuguesa às eleições da Grécia. Típicas e, claro está, tão peculiarmente democráticas como só eles conseguem.

Grécia

Imperou o bom senso. Agora é esperar que os socialistas do Pasok não fujam à responsabilidade e formem governo com quem ganhou as eleições. A desculpa ideia de querer o Syriza numa coligação governamental é simplesmente absurda.

Ronaldo

E eis que ao terceiro jogo aparece Ronaldo (já tinha dito que acreditava) e Portugal faz o seu melhor jogo. Com Pepe, Nani e Ronaldo a este nível, com um Moutinho que não se cansa de trabalhar para a equipa (e ainda bem porque é esse o seu papel) e com um Meireles que ontem começou a aparecer (e que falta fazia à selecção e ao próprio Ronaldo) as meias finais são um objectivo muito possível. Depois que venha o derby ibérico onde tudo poderá acontecer.

15 de junho de 2012

Decisivo

Vem aí um fim de semana decisivo para o Euro. Não apenas para o da bola, mas principalmente para o da união monetária. Como sou um tipo ponderado e crente no bom senso, acredito que os gregos vão acabar por confiar à Nova Democracia o mandato para governar o país. Mas também não ignoro que aquela gente tem revelado, nos últimos tempos, tudo menos ponderação e bom senso, por isso vamos ter que esperar para ver. Se bem que a união europeia não está a ajudar nada com estas chantagens patetas...

Assim se vê...

...a inutilidade do PC!
...a vergonha que é o PC!
...que o camarada Jerónimo está a ficar chonê!

Modas

Ontem estava a ver o jogo Espanha-Irlanda na TVI, mas mais parecia que se estava a assistir a um torneio de Poker, tal a forma, digamos, caricata como o jogo estava a ser comentado, por pessoas que sabem os nomes dos jogadores e pouco mais. Não sei quem o comentou, mas se o jogo de domingo vai ser assim, é mais uma desgraça só batida por Joaquim Rita, bem acompanhado por Nuno Luz, na SIC. A RTP ainda é a única onde se consegue ter um acompanhamento televisivo decente.

Grande Álvaro

Aí está o resultado dos conhecimentos do ministro Álvaro no Canadá!
Andava por aí muito boa gente a dizer que ele por ter vivido no Canadá não sabia nada do que se passava em Portugal e bla bla bla, pois bem, calem-se e fiquem a assistir à exploração de ouro no Alentejo por uma empresa Canadiana!
Grande Álvaro!

14 de junho de 2012

Salvou-se o resultado

Tacticamente foi desastrosa a 2a parte de Portugal. Só mesmo Paulo Bento é que não conseguiu perceber que era preciso alguém para fechar o lado esquerdo, que não Ronaldo, porque esse além de falhar escandalosamente 2 golos, já todos sabemos que não está para andar a acompanhar o lateral.
Mas claro, como as substituições de Paulo Bento são sempre iguais e mais ou menos nas mesmas fases do jogo, provavelmente foram definidas ainda em Óbidos, não teve arte nem inteligência para perceber que era por aquele flanco que poderia vir o perigo na 2a parte. Quando tirou Postiga, só tinha que ter posto logo o Varela (porque esse vai entrar sempre, ainda mais com o golo de ontem, mesmo depois de ter falhado a bola na 1a tentativa de remate) na esquerda, Ronaldo no meio e mais nada. Mas não, sujeitou-se a empatar um jogo contra uma selecção que não joga um chavelho e que só poderia criar perigo por aquele desguarnecido flanco direito (o esquerdo de Portugal, onde Coentrão estava desamparadíssimo).
Valeu a reacção anímica dos jogadores e o resultado, porque se estivermos à espera que venha alguma mais valia do banco, mais vale esperar sentado, num outro banco qualquer.
Chegaremos ao jogo com a Holanda (aquela selecção sem o Schaars a titular é uma banalidade) com todas as possibilidades de nos qualificarmos, mas mesmo contra uma Holanda desoladora, vamos ter que melhorar muito tacticamente e, claro, o Ronaldo ou acorda para a vida ou nem a melhoria táctica nos valerá.
Ah!, e mais uma vez se verificou, Pepe e Nani são de longe os melhores jogadores da selecção. É pena que Ronaldo não se esteja a querer associar a estes dois, mas acredito que ainda vai aparecer.

12 de junho de 2012

Clássicos

Terminado o Paris é uma Festa (e com O Velho e o Mar na calha) segue-se uma abordagem à Rússia, mais propriamente a St. Petersburg pela mão de Nikolai Gógol, um dos "pais" da literária russa, elevada a clássica. Anterior a Tolstoi, Tchekov, Dostoievski, Gorki e Turguenev, por exemplo.
Como li algures num blog, para quê importar-me com os novos estilos de literatura (light, fantástico e outras que tal) quando existem milhares de livros considerados clássicos que já passaram pelo crivo temporal de várias gerações, mantendo-se com novas edições, o que só comprova a qualidade, a procura, a existência de leitores e a intemporalidade da boa literatura?
Não que esta questão se venha a transformar numa sentença, mas gosto da forma como a questão está colocada e como estou numa fase de clássicos, faz todo o sentido. Logo veremos o que se segue…

11 de junho de 2012

Euro 2012

Parece que já vamos, outra vez, em primeiro no campeonato das vitórias morais.
Quarta-feira é que vamos ver de que fibra é feita aquela gente, para isso têm que assumir o jogo.

8 de junho de 2012

Dúvida de ocasião?

Nos feriados religiosos não deveria haver tempo para a reflexão por parte dos religiosos?
Parece que já nem os mais elevados representantes católicos respeitam a própria religião.
Já agora, se Salazar ainda cá estivesse onde é que este senhor estaria?
Haja paciência para falsos púdicos, que arremessam farpas do seu esconderijo protegido.
Esta gente a falar de democracia dá vontade de rir. No próprio discurso contradizem-se, o que não é fácil.

Mais uma boa notícia da era Sócrates

Mais uma prova do porquê de Paulo Macedo ter ido para a saúde.
Este governo tem 3 ministros que, cada um no seu ministério, (já) são os melhores de sempre nos governos de Portugal: Gaspar, Macedo e Crato.

A ver...

Só mais uma achega ao que já toda a gente sabia, ou pelo menos devia saber!
Já o tinha referido há uns meses a propósito de outro assunto, mas mais uma vez reforço que José Gomes Ferreira é dos pouco jornalistas decentes que temos no nosso país. Não é por acaso que também é dos poucos que tem a coragem para falar dos problemas frontalmente e sem medos. É que decência e coragem, quando usadas para o bem, são normalmente inseparáveis.
Toda a gente quem fez isto, mas o Campos anda a dar entrevistas na TV alegre e descontraído, o Santos Pereira até fala na TVI, o outro fugiu para França com receio (legítimo) de levar com um balázio na carola ou de ser atropelado numa passadeira, o Teixeira (pasme-se!) dá aulas numa universidade pública e até opina sobre a Europa em colóquios para os quais é convidado, há ainda o outro que dizia que "quem se mete com o PS leva" que também foi dar aulas para a mesma universidade do Teixeira, o Mendonça também pôs o rabinho entre as pernas e  voltou ao ISEG, não sem antes me fazer sentir vergonha por aí ter tirado a minha licenciatura, o Lino deve ter ido viver para Alcochete ou para um escritório qualquer de advogados daqueles a quem deu milhões, por último Cavaco deve estar a rezar para que lhe seja diagnosticado rapidamente alzheimer para ver se tem uma desculpa por ter sido conivente com esta merda toda!

6 de junho de 2012

CGTP, what else?

O secretário-geral da CGTP, mesmo sem informação, adivinha no entanto qual será o resultado do plano do Governo. Arménio Carlos acredita que o grande beneficio será para as empresas e com muito pouco proveito para os jovens desempregados.

Cá está mais um exemplo da inutilidade da CGTP e, pior, da imbecilidade destes atrasados mentais... Não resisto a repetir:

...mesmo sem informação, adivinha que...o grande benefício será para as empresas e com muito pouco proveito para os jovens desempregados.

Ah grande Arménio!!

A verdade dói

O sucesso da reestruturação da economia portuguesa significa, para muitos, para os menos qualificados, o desemprego em Portugal.
No fundo, tivemos durante os últimos 25 anos uma economia falseada pelo investimento público e pela presença do Estado na Economia. Começou em Cavaco Silva (no último mandato e muito por imposição da comunidade europeia), explodiu com Guterres que criou o "monstro" da função pública e teve um nível de gestão macroeconómica desastrosa (o pior ministro das finanças da história de Portugal esteve nesse governo), e teve o culminar da ruína com Sócrates e as suas fantochadas políticas, baseadas em mentiras, burlas directas ao estado para financiar "amigos" e contratos demasiadamente onerosos para as próximas décadas.
O modelo de crescimento de Portugal nestes anos assentou no crescimento do estado e no sector da construção (por via do estado e que naturalmente leva muito mais subsectores atrás), obviamente com todos os reflexos positivos no consumo geral que da empregabilidade advêm. Foram muito anos de falseamento económico e por isso este desemprego é inevitável, embora socialmente seja um flagelo.

5 de junho de 2012

À antiga

Finalmente alguém refere o óbvio! O estágio da selecção em Óbidos e os 2 jogos de preparação para o Euro mais não foram que um circo de vaidades e variedades. Um péssimo exemplo dado uma estrutura que se diz profissional e exactamente o contrário do que se esperava e pretendia: um local de trabalho táctico árduo, de concentração, de estudo dos adversários e de preparação meticulosa para os jogos que se avizinham.
Como já referi várias vezes, resta esperar que a atitude dos jogadores seja diferente quando os jogos forem a sério, porque são eles que nos podem dar algumas alegrias, não contem com grande coisa da equipa técnica e muito menos com a estrutura dita profissional da federação.

Desculpe?

Nesta notícia, Balsemão diz que: «O exercício sério não é comparar o cenário de privatização com a situação actual da RTP. O exercício sério é comparar o exercício de privatização com uma RTP optimizada».
Percebo a pergunta, mas também percebo a falácia, que faz com que outra dúvida se me levante instantaneamente:
É possível optimizar a RTP sem que seja privatizada? Esta é que é a grande questão! E a resposta salta à vista olhando para o nível de endividamento da estação pública e para os dados da sua exploração. Não, não é! Pelo menos enquanto o estado e os vícios estatais estiverem instalados. Só uma privatização eliminará estes vícios.
Outra declaração importante nesta notícia é esta: «Na altura [em 2002] já se entendia que o mercado publicitário não era suficiente para os três canais. Em 2003, o bolo da publicidade foi de 305,8 milhões de euros, este ano será de 267,3 milhões e estima-se nova queda em 2012. Se no tempo das vacas gordas a situação era muito difícil, no tempo das vacas magras a situação será insustentável».
Isto resulta de um acordo que limita a publicidade na RTP1 a 6 minutos por hora, limitando-lhe receitas, e elimina a publicidade na RTP2. Este facto ainda contraria mais a tese falaciosa do Sr. Balsemão. Então como é que a RTP pode ser optimizada com uma limitação de receitas em detrimento dos outros 2 concorrentes, SIC e TVI? Claro que a entrada de um novo player privado no mercado dividirá as receitas de publicidade, que se estimam que continuem a baixar, a grande questão é perceber o que faz este mercado cair e o que a SIC precisa de fazer para ser mais atractiva que os restantes players. Provavelmente é a SIC que precisa de ser optimizada. E é isso que Balsemão prefere não fazer, optando pela pressão política. Mas a troika não vai nisso. Ainda bem que não vai.

Só para relembrar

Se não formos lá com o Gaspar não vamos lá com mais ninguém!

4 de junho de 2012

Expectativas

Provavelmente estes dois jogos de treino, miseráveis, da selecção foram o que melhor podia ter acontecido a este grupo de jogadores. Levaram um banho de humildade e colocaram as expectativas dos portugueses em mínimos. O que quer dizer que assim ninguém se vai importar de ver a selecção jogar à defesa e a apostar no contra-ataque à espera que Nani e Ronaldo resolvam a coisa lá na frente. Apoiados por Pepe, Patrício e Meireles (estes dois últimos num patamar abaixo dos primeiros 3) nas outras zonas do terreno. Dependerá, quase exclusivamente, destes 5 jogadores (os únicos de nível mundial na selecção) o sucesso - se passarmos a 1a fase acredito que chegamos pelo menos às meias-finais - da nossa selecção por terras polacas e ucranianas.
Ronaldo sabe a importância de fazer um bom Euro para ser o melhor do mundo, Nani quer provar que merece estar no lote dos 10 melhores jogadores do mundo e Pepe é um dos 5 melhores centrais do mundo.
Acredito nestes jogadores e é isso que ainda me dá um pouco de esperança neste euro, porque o resto (equipa técnica e dirigentes) é uma tragédia...

Home

Passei o fim de semana todo em casa. Deu para ver 11 episódios do Homeland. Fica-me a faltar o último desta primeira série. Não tenho seguido muitas séries é um facto, mas há muito tempo que não via uma série tão boa. A construção das personagens é excelente, o enredo é muito bom, a trama está muito bem escrita e a capacidade de motivar o espectador está no auge.

1 de junho de 2012

Um Crato no deserto

Finalmente temos um ministro da educação que percebe o básico para um sistema de educação público poder funcionar e ser concorrente aos sistemas privados:

Quem tem que estar no centro da acção educacional é o professor e não o aluno.

Enquanto isso não mudar não é possível voltar a ter um aproveitamento escolar sustentável. E se não mudar com este ministro dificilmente mudará. Os últimos anos serviram maioritariamente para colocar alunos mal preparados nas faculdades e isso vai, necessariamente, ter impactos na nossa sociedade, lá mais para a frente.

A história dos coitadinhos que não podem chumbar e têm que ser apoiados e defendidos dos professores - esses monstros malditos que estão lá para cometer o pecado de ensinar - é mais uma balela socialista...

Coisas que realmente interessam

"O Sporting é o clube que coloca no Europeu mais atletas formados na sua academia, ultrapassando os espanhóis do Barcelona e os holandeses do Ajax, dois históricos emblemas com os quais vem dividindo o epíteto de grande potência formadora."

Campos de nojo

nojo |ô|

1. Repulsão do estômago; repugnância; náusea.

s. m.

2. [Figurado]   [Figurado]  Tédio, aborrecimento.
3. Luto.
Nojo. É o que me apraz dizer sobre um dos maiores ladrões que Portugal viu. E que, a exemplo de outros da sua estirpe, se passeia alegre e livremente por este país de brandos costumes à beira-mar plantado, em que se pode tranquilamente lesar várias gerações de um país com 10 milhões de habitantes sem se ser sequer julgado.
É quase pleonástico dizer que é socialista e que pertenceu ao governo Sócrates...