Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

10 de dezembro de 2012

Exportações


De acordo com  os dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, as exportações de bens referentes ao passado mês de Outubro registaram um crescimento homólogo de 5,2% face ao mesmo mês do ano passado (em Outubro de 2012 as exportações de bens valeram 4,0 mil milhões de euros, contra 3,8 mil milhões de euros em Outubro do ano passado).

De acordo com Pedro Reis, “o comportamento das exportações de bens em Outubro, que voltaram a crescer depois do abrandamento de Setembro, é uma boa noticia e uma prova de força do Portugal exportador. Acredito que é um indício do que podem ser os próximos meses no sentido em que o grosso do crescimento tende a vir de fora da Europa, como há muito venho defendendo, e que tal é uma tendência de fundo a que importa que estejamos atentos.”

No acumulado do ano (JAN a OUT), as saídas aumentaram 7,1% e as entradas diminuíram  5,0%, face ao período homólogo do ano anterior. Esta evolução determinou um desagravamento do défice da balança comercial no montante de  5.029 milhões de euros. A taxa de cobertura a nível de bens situou-se em  80,6%, o que corresponde a uma melhoria de  9,1 p.p. face à taxa registada no período homólogo de 2011.

Adicionalmente, as nossas exportações de bens para os países extracomunitários cresceram  23,8% face aos primeiros dez meses do ano  passado, o que significa que neste momento o comércio com estes países representa 28,8% do nosso comércio com o exterior.

Nestes 10 meses do ano o crescimento das exportações de bens situou-se, assim, nos  7,1%, atingindo o valor global de 38.217 milhões de euros, mais 2.546 milhões de euros do que em igual período do ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.