Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

5 de novembro de 2012

Eleições EUA

Amanhã saberemos quem será o novo presidente dos EUA.
Acompanho, desde 2010, um blog sobre este mega acontecimento, o Era uma vez na América. Grande parte do que vou sabendo e do interesse que me despertou este tema, devo-o ao blog e a quem nele escreve. Nuno Gouveia, Alexandre Burmester e José Gomes André foram guiões indispensáveis para mim neste período e os próximos dias, tenho a certeza, serão repletos de bons textos e excelentes análises.
Fica a referência, mas o objectivo deste post é dar a minha opinião sobre Obama.
Apesar de lhe reconhecer grandes capacidades e méritos, tenho a certeza que ele só chegou a presidente dos EUA por ser negro. Se fosse branco, mesmo com todos os seus méritos, dificilmente teria chegado a presidente dos EUA. Porquê? Porque seria mais um entre muitos com capacidades e qualidades idênticas. Ser negro, haver a possibilidade de ser o primeiro presidente negro e a miscelânea étnica dos EUA (a alegoria da raça é transversal) foram os factores que impulsionaram a eleição de 2008.
Obama tem, obviamente, capacidades para ser presidente dos EUA. Mas não é um génio, nem o que querem fazer dele (aquele prémio Nobel será provavelmente uma das decisões mais ridículas da academia sueca). A presidência não foi excelente e a prova disso é que a um dia das eleições, as chances de vencer a eleição de 2012 encontram-se muito próximas para os dois candidatos.
Fazer previsões num cenário tão renhido não é mais do que expressar uma vontade, um desejo. Por isso, mais do que uma previsão, expresso aqui aquele que seria o meu desejo para vencer as eleições americanas. Mitt Romney.

P.s. Para quem tem interesse por estas coisas, recomendo que analisem e tentem perceber como funcionam os media nos EUA (mas não só) em cenário de eleições. Para perceberem melhor a pobreza de espírito e o défice de carácter que envolve a nossa comunicação social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.