Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

7 de novembro de 2012

Biblioteca Digital DN (3)

Dando seguimento aos posts anteriores sobre este tema.

O 5º conto, da autoria de Eduardo Madeira - Um Rio Chamado Angústia - tem uma particularidade. Não é um conto. O que, tendo em conta o contexto da publicação, não deixa de ser estranho. No entanto, jus se faça, é um texto muito apelativo para, por exemplo, um workshop de escrita criativa. Tem piada e estruturalmente está bem conseguido. Reflecte perfeitamente a personalidade e o estilo do autor. Não obstante, parece-me que o mesmo poderia ter aproveitado a oportunidade concedida pelo DN para se mostrar noutro registo, mais interessante para quem lê e onde ficasse clara a versatilidade literária de Eduardo Madeira, se é que a tem. Assim nunca o saberemos. Espero que os outros humoristas presentes na lista optem por outra linha, ou caso optem por não arriscar, pelo menos que optem por escrever um conto.

Inês Pedrosa com o seu Quartos de Hotel, traz-nos, sem dúvida, um conto. Com uma linha de orientação bem delineada, onde a realidade assume papel de destaque e em que as personagens acabam por estar suficientemente vívidas para preencher os recantos da história contada. Gostei da ideia e da forma como a concretizou. Afinal, quantas estórias não terá um Quarto de Hotel para contar?


1 comentário:

  1. "A paixão anula as escolhas - impõe-se-nos como um caminho sem saída, ou com uma única saída. Também por isso é tão fácil de contagiar: escolher é difícil e causa sempre problemas."
    De Inês Pedrosa.

    Não pode deixar de tecer algumas , considerações sobre a qualidade literária de Inês Pedrosa.
    Viajar pelas palavras desta escritora e jornalista, é rever-nos num espelho, onde o tanta vez não nos queremos ver. " Fica Comigo Esta Noite"( livro de contos) faz-nos pensar , em medos e sonhos... contos curtos como às vezes a nossa viagem pode ser. Curta. E Inês Pedrosa, faz-nos viajar , pensar e reler a vida e a forma, onde fica sempre o ponto de interrogação.

    Se ler é viajar, escrever é dar vida às palavras até se chegar onde se quiser!

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.