Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

30 de outubro de 2012

Biblioteca Digital DN (2)

Sobre os contos 3 e 4 da Biblioteca Digital do DN.

Um Romance, da autoria de Rui Zink, é um conto com uma história engraçada, bem enredada, relativamente bem escrito e com o estilo muito próprio de Zink bem definido. As piadas estúpidas em rodapé poderiam muito bem ser evitadas até porque não acrescentam nada ao conto (excepção das notas 5 e 6), mas se assim fosse não estaríamos perante o pseudo irreverente Rui Zink. De qualquer forma, trata-se de um bom conto. Com um final muito próprio.

Luísa Costa Gomes, com o conto intitulado Mania, foi o quarto desta iniciativa. Não sei de quem terá sido a responsabilidade pela compilação dos contos, mas de uma coisa tenho a certeza, este conto não deveria ter sequer entrado nas possibilidades de participação. É mau demais. Além de não ter nada de novo, já que foi retirado de uma livro da autora datado de 1984, apesar de rescrito (e relido, terá sido?).
Também não sei qual será a ideia concreta do DN, mas colocando-me na pele de um dos escritores/autores convidados para pertencer a esta série, teria todo o gosto em escrever um conto inédito para esta iniciativa. Neste caso não existiu sequer esse brio, não sei se por parte da autora ou se por não ser exigível pelo DN. De qualquer das formas, foi o pior conto desta série e, porventura, terá sido das piores coisas que alguma vez li.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.