Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

7 de agosto de 2012

Retratos de Portugal

"- Bom povo! excelente povo! Este Minho é o bom coração de Portugal, e os seus habitantes, segundo me consta, possuem os melhores corações do reino. Eram dignos de ser mais felizes do que são, carregados por tributos, esmagados pelo peso dos empregados públicos, que são o flagelo de Portugal…"

Escrevia assim Camilo Castelo Branco na "Brasileira de Prazins" em 1882.

130 anos depois continua tudo na mesma...

2 comentários:

  1. Para apurar essa amizade pelo típico “funcionário público” (por causa de uns pagam todos…) recomendo o livro recentemente publicado “Para onde vai o nosso dinheiro? – Lurdes Feio”. Eu não resisti à conversa na Antena 1 e depois de o ler livro senti-me muito mais tranquila!
    O livro está repleto de “tesourinhos deprimentes” sendo que dois estão abaixo transcritos.

    “Aliás, Maria depressa aprendeu que a frase “está em reunião” é a melhor arma do funcionário público para não ter de atender telefonemas nem ser incomodado, quando não lhe apetece. Na verdade, há pessoas que podem permanecer em reunião durante dias inteiros… (…) Estão muito sobrecarregados, coitados.” (Página 85)

    Motorista de Serviço … ao Cão! - “À porta do prédio onde habitava a família do chefe, estavam paradas três viaturas de serviço, duas delas automóveis ligeiros de passageiros, de cor escura como é hábito em carros oficiais, e a terceira um ligeiro de mercadorias normalmente utilizado para serviços de estafeta. (..) Nenhum transportava o chefe (..) um teria por incumbência conduzir familiares do chefe a um determinado local, a outro caberia por sua vez levar a empregada doméstica às compras num supermercado, e o terceiro veículo, o ligeiro de mercadorias, claro está, tinha por missão transportar o cão da família para realizar um exame no veterinário.” (Página 109)

    Depois de ler fiquei com vontade de enviar uns originais a uns tantos funcionários dessa "grande" entidade que é o Estado!
    Boas leituras,
    MF

    ResponderEliminar
  2. obrigado MF pela contribuição e sugestão de leitura.

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.