Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

11 de abril de 2012

Misturada

A OCDE apresentou mais um estudo onde se diz que "não existe relação entre 'chumbo' e qualidade de ensino" e fundamenta esta decisão com o exemplo da Finlândia onde não há chumbos e os resultados dos alunos são os melhores do mundo, medidos pela prova PISA da OCDE (prova de nivelamento entre países).
Sinceramente não percebo qual o acréscimo de valor que têm estes estudos para a alteração do panorama educacional na Europa. Um estudo que diz que os alunos não devem chumbar porque é "ineficiente e oneroso", um estudo que diz que não existe correlação directa entre chumbo, aprendizagem e qualidade de ensino (subvertendo toda a lógica do ensino como se conhece) e que compara sistemas de ensino de Portugal e Finlândia sem efectuar qualquer ajustamento de ordem social é no mínimo um embuste estapafúrdio.
Se querem mudar alguma coisa no sistema educacional comecem por voltar a colocar o professor no centro do processo de aprendizagem e não o coitadinho do aluno que não se lhe pode dizer nem fazer nada e que tem muito mais direitos que deveres, o que provoca com certeza um défice de aprendizagem brutal. Como é que é na Finlândia?

2 comentários:

  1. É.
    Não deve ser é como cá. A malta lá deve ser mais sossegada, mas deve ser por causa os casacos que vestem devido ao frio todo que lá faz, e depois também é quase sempre de noite (no tempo das aulas) o que não dá para metade das brincadeiras que cá se passam.
    Vejam-se os passatempos nacionais, em Portugal beber cervejas e comer amendoins, na Finlândia ir à Sauna, do que é que estavas à espera?
    Depois as canções nacionais, enquanto cá temos o corridinho e o vira, eles por lá têm canções vocais (tipo cante alentejano, mas como menos letra) e contos de renas.
    Não existe comparação possível entre as realidades sociais e históricas dos dois países, logo é impossível estarem a fazer comparações logo não se fazem os estudos partindo dessa assimetrias.
    Penso eu de que.

    Abraço e até amanha.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curioso com os contos de renas.
    E na Finlândia também não devem cantar aquela música que acaba a falar daquele clube de vermelho, como se faz numa escola ali para o lado da Ericeira. O que claramente contribui para o sucesso escolar!
    Abraço e bem-vindo!

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.